quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Paris se revelando...


Vamos hoje descobrir em Paris, a Praça des Vosges que encontra-se no bairro do Marais e é considerada uma das mais bonitas da cidade?  Se a comparamos  com a da Concórdia, vemos o quanto ela é pequena. Ela nos revela entretanto seu lado aconchegante com seus imóveis residenciais de tijolos vermelhos, janelas de vidros pequenos,  tetos pontudos de ardósia (marca registrada de Paris) e no seu centro, seu jardim com estátuas e fontes.A praça des Vosges é surpreendente em sua forma (quase quadrada) e em sua harmonia. Foi  chamada Praça Real quando foi construída pelo Rei Henri IV em 1612.  Sua unidade arquitetônica, nos revela que a exceção da altura dos prédios diz respeito somente aos Pavilhões do Rei e da Rainha (onde nunca viveu nenhum personagem real).


Se pudesse defini-la diria que ela  é aristocrática, aconchegante,  silenciosa e romântica! E quando faço um passeio sob suas arcadas vou tentando descobrir  os segredos que ela pode revelar... Vivo, sinto e  me imagino em um tempo onde vivencio o passado... Por que estas sensações? Creio que é porque nela respiro beleza e história. Como é possível ficar indiferente ante a casa onde viveu Victor Hugo e que hoje transformou-se em Museu? Meu prazer é indescritivel quando descubro que ela foi local de festa do noivado dos pais de Luís XIV, o rei Sol. Sinto o peso da história e na sua beleza procuro desvendar seus segredos...

 A Praça! Quantas emoções e sentimentos  foram exprimidos, ressentidos e vividos ao longo dos anos neste local! Você pode ficar de fora disto tudo? Eu certamente não! Meu pensamento  vai agora até Chico Buarque quando cantando diz “ ... a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores,  o mesmo jardim... “.  Aqui, nesta mesmice, nada é igual e tudo se transforma de um minuto a outro. Até a incidência do sol e das estações, nos faz  descobri-la de um modo diferente.  Ela é como um ser feminino que se esconde na tênue linha que separa o real do imaginário.  Esta vontade de mergulhar em seu interior, aumenta a sensação gostosa de uma volta ao passado
.

Respondendo à incitação que ela revela, sugiro que venham ao seu encontro com interesse em descobri-la  e com bastante  atenção, aproveitem com gosto de sua beleza que deslumbra!

Em seguida, faça uma pausa para uma refeição rápida na bela Praça des Vosges e,  seguramente, numa ida ao n°25 você vai encontrar a “Carette” com seus doces, macarrons, chocolates quentes... e assim vai poder usufruir de um verdadeiro “chá das 17h” com tudo a que se tem direito... Verdadeira delícia !

Em uma saída à dois ou em companhia de pessoas com quem se gosta de dividir os bons momentos da vida?  Posso  dar duas dicas: o restaurante” Ma Bourgogne” que é o símbolo parisiense do bistrô de qualidade, situado no n°19 e o “L’Ambroisie”, verdadeira jóia da gastronomia francesa que se localiza no número 9.



Venha ver de perto o que a espetacular Praça des Vosges revela para você !

Nenhum comentário:

Postar um comentário