terça-feira, 2 de abril de 2013


E Paris se revela sempre...


O que se manifesta e atrai no teatro da Comédia francesa ?

   
Atores em cena !

Percorrer Paris, é se defrontar com a beleza desta cidade que me atrai... Ela faz parte de mim como eu me sinto perfeitamente integrada nela...Tudo é encantamento e quando a percorro, é como se estivesse lavando a minha alma... A sensação é de plenitude e me sinto feliz em poder realizar meus sonhos caminhando pela cidade...


Neste momento, sou levada em direção à caminhos que desejo conhecer  e na busca do que me revela Paris, me detenho hoje na “Comédie Française” ou Teatro Francês, que é o único teatro estatal da França e também um dos poucos que possui uma companhia permanente de atores. Ele situa-se no n°2, Rue de Richilieu, na praça André-Malraux no 1° arrondissement da capital.


Teatro da Comédie Française 
E tudo vai se revelando... Como foi criado este teatro ? A Comédie Française, é uma expressão que concorre com a chamada Casa de Molière (la Maison de Molière) para designar formalmente o Teatro Francês (le Théâtre-Français), tanto para a comédia como para a tragédia. Originalmente, a Comédie-Française foi a Sociedade dos Comediantes Franceses, designação que serviu para a distinguir da Sociedade dos Comediantes Italianos e da Comédia Italiana.

Quando ele formou-se ? No verão de agosto de 1680, a Comédie Française foi criada por um decreto de Luís XIV quando efetuou a fusão de dois únicos grupos de atores parisienses da época, o do teatro Guénégaud e o do Hôtel de Borgonha. Com a morte de Molière (1973), o primeiro, é o resultado da associação dos atores do teatro do Marais e da “troupe” de Molière.Foi assim criada a única companhia teatral profissional parisiense. O repertório na época é o de Molière, Racine e algumas obras de Corneille, Scarron e Rotrou.

Molière


E o que revela a sua trajétória ? A história deste teatro possui uma tradição que remonta à Molière. Ele é o dramaturgo que tem maior ligação com ele e é também considerado o patronodos atores francese. Por outro lado, a história da Comédie-Française está ligada aos espaços que ocupou e pode resumir-se da seguinte forma: 1 - sala do Hôtel de Guénégaud (1673-1689); 2 - sala do Hôtel des Comédiens du roi, rue des Fossés-Saint-Germain (1689-1770); 3 - sala das Máquinas do palácio de Tuileries (1770-1782); 4 - le Théâtre-Français au faubourg Saint-Germain (1782-1793); sala Richelieu.


Durante a Revolução Francesa, o teatro foi fechado, com ordem de prisão para os atores e em maio de 1799, o novo governo colocou à disposição a sala Richilieu, para os comediantes que desejavam sua reconstrução. Com Napoleão Bonaparte, ele foi reconstituído  e instalado no Palais-Royal.


Interior do Teatro
Hoje, o Teatro Francês ainda permanece ligado às suas raízes. Ele é o único teatro do mundo que continua a ser gerenciado como uma sociedade ao mesmo tempo artística, comercial e estatal (o Estado participa com 80% do orçamento). Os seus membros provisórios são conhecidos por “pensionnaires”; os membros efetivos tornam-se “sociétaires”. Ele dispõe atualmente de um repertório de cerca de 3.000 peças.




Entrar neste lugar mágico onde a presença de Molière é quase palpável, provoca fortes emoções... O teatro é uma das mais belas artes criadas pelo homem e as representações neste local, despertam sentimentos indescritíveis no público.


Vamos mergulhar neste mundo extraordinário de emoções? Venha conhecer o teatro da Comédie Française ! 




E se quiser, pode entrar em contato comigo no celiapprato@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário